Natural de São Luís, no Maranhão e formado no Guaratinguetá (SP), Marcos André coleciona passagens por Distrito Federal, Tocantins e interior de São Paulo antes de brilhar na Espanha; atualmente no Real Valladolid - clube de Ronaldo 'Fenômeno' -, atacante marcou seu primeiro gol na elite, e ainda deu a primeira vitória dos pucelanos na competição desta temporada
Marcos André de Sousa Mendonça, também conhecido como ‘Maranhão’, completou recentemente - no último dia 20 de outubro - 24 anos. Apesar de ter nascido em São Luís, foi criado em Coroatá (também no Maranhão), e começou sua carreira no Distrito Federal, com as cores do Sobradinho Esporte Clube no ano de 2014. Depois, ainda passou pelo Araguaína Futebol e Regatas, do Tocantins, antes de se mudar para o interior de São Paulo, onde passou a defender o Guaratinguetá Futebol Ltda.
Sua carreira profissional, no entanto, não começou no Brasil. Em março de 2015, ele foi a um teste no RC Celta de Vigo, clube da LaLiga Santander, onde acabou sendo aprovado e assinou contrato de dois anos - sendo inicialmente designado para o time B da equipe celeste. Alguns meses depois, para ganhar mais rodagem, foi emprestado ao SD Órdenes da Tercera División (equivalente ao quarto nível nacional) até o final da temporada.
De lá, foi transferido para o UD Logroñés B, também da quarta divisão, novamente com um contrato de empréstimo - atuando em algumas ocasiões pelo time principal, na divisão acima, a Segunda B. Já em julho de 2017, teve seu empréstimo renovado por dois anos, e passou a atuar com mais regularidade na principal equipe do clube, onde marcou 11 gols na temporada 2017/2018 e dez na seguinte, ajudando a equipe da cidade de Logroño a chegar aos playoffs.
Foi quando o brasileiro entrou no radar de outras equipes, principalmente da LaLiga Santander. Dentre elas, o Real Valladolid, presidido por ninguém menos que Ronaldo Nazário, o ‘Fenômeno. E no dia 23 de julho de 2019, Marcos André assinou um contrato de quatro anos com o time pucelanos, sendo designado inicialmente para a equipe B, novamente na terceira divisão. Na sequência, foi emprestado ao CD Mirandés (foto) .
E foi pelos Rojillos, no dia 31 de agosto de 2019, que o hispano-brasileiro fez sua estreia na segunda divisão nacional, a LaLiga SmartBank. Se a primeira impressão não foi das melhores, com a derrota fora de casa, por 2-0, para o CD Numancia, depois ‘Maranhão’ deslanchou. O atacante marcou pela primeira vez no empate em 1-1 com o RC Deportivo La Coruña, e encerrou a temporada com mais 11 bolas na rede.
O que, obviamente, chamou a atenção do Valladolid, que logo contou com seu retorno para a temporada 2020/2021 da LaLiga Santander. Com Marcos estreando diante do ex-clube, o RC Celta de Vigo, no dia 27 de setembro deste ano, em uma nova igualdade por 1-1, no estádio José Zorilla. Estádio que viu, também, seu primeiro gol na elite espanhola: contra o Athletic Club, pouco depois de ter sofrido a penalidade que abriu a contagem na partida válida pela nona rodada da competição - e que marcou a primeira vitória do clube na atual temporada.
Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.
0 Comentários