Texto: PMMA 
Foto: Daniel Santos

A Polícia Militar do Maranhão, por meio da Diretoria de Ensino e do Centro de Formação e o Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) realizou no final da tarde de quinta-feira (17) a solenidade de Formatura dos Cursos Regulares de Aperfeiçoamento e Formação das Praças do segundo semestre, são eles: Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS; Curso Especial de Formação de Sargentos – CEFS e Curso Especial de Formação de Cabos – CEFC.


O evento marca a conclusão de mais uma etapa na vida dos profissionais da segurança pública que aperfeiçoaram seus conhecimentos para servir melhor o povo maranhense, promovendo a cidadania, sempre em defesa da dignidade humana. A solenidade aconteceu na Praça Maria Aragão – Avenida Beira Mar, em São Luís – MA e contou com a presença de secretários do governo, do alto comando da corporação, oficiais e praças da PMMA, além dos familiares dos formandos.

Na ocasião, 248 policiais militares do total de 570 que foram habilitados nos cursos formaram em São Luís, representando o polo da Região Metropolitana, que inclui a cidade de Rosário (27º BPM) e Itapecuru-Mirim (28º BPM). Também houve solenidade de formatura semelhante a esta nos polos de Caxias (2° BPM), Imperatriz (3° BPM) e Pindaré-Mirim (7° BPM).


Durante a solenidade os três primeiros colocados dos Cursos receberam medalhas e certificados com destaque para a cabo Alana, primeira colocada no Curso Especial de Formação de Cabos.

O secretario de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, iniciou sua fala destacando a importância da qualidade profissional e a força de vontade de cada formando, principalmente pela busca do conhecimento. “Este momento representa um grande avanço no campo do conhecimento. A sociedade ganha com a qualidade da prestação dos serviços públicos dos agentes de segurança”, frisou.


O secretário de segurança finalizou parabenizando os militares e seus familiares pelo êxito em suas carreiras, destacou os investimentos no ensino e qualificação.  Para ele a corporação vive momento histórico com o aumento do número de policiais promovidos e qualificados.


O secretario de Educação, Felipe Camarão, presente também na solenidade destacou a parceria da Corporação com a educação do Estado. “A PM se destaca não só na qualificação profissional de seus integrantes, mais também, por meio das escolas militares que possuem ensino  de excelência e sempre estão sendo premiadas a nível nacional”, disse.

O comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, ressaltou que a educação é a maior ferramenta para o crescimento profissional. “Este momento representa um grande avanço na vida dos senhores. Vocês agregaram mais conhecimento teórico e prático e estão mais qualificados para servir a população maranhense”, disse.

O coronel Pedro Ribeiro, parabenizou equipe da Diretoria de Ensino e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças pela dedicação na condução dos cursos da Corporação. “Nosso objetivo é cada vez mais qualificar os profissionais da segurança pública e deixá-los aptos para lidar com as adversidades da rotina policial militar” finalizou o oficial.

MAIS

Os Cursos Regulares são promovidos pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, um dos órgãos de ensino da PMMA, com a missão de formar, qualificar, aperfeiçoar, especializar e requalificar as praças da Polícia Militar do Maranhão, nos campos, técnicos profissional; humanístico e científico, para o exercício das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública e promoção da cidadania. Os cursos seguem o Plano de Carreira das Praças da PMMA e são critérios para promoção e acesso a níveis hierárquicos superiores.




Segundo o tenente coronel Washington Matos, comandante do CFAP, os cursos regulares funcionam em duas etapas o Ensino à Distancia (EAD) e o presencial, mas devido à pandemia, este ano os alunos realizaram todo o curso pela modalidade EAD. Durante os cursos os policiais aprimoraram seus conhecimentos nas disciplinas: Uso Diferenciado da Força, Direito Processual Penal Militar, Direitos Humanos, Teoria Geral da Segurança Pública, Noções de Gerenciamento de Crise, Legislação de Trânsito Aplicada ao Policiamento Ostensivo, Abordagem Policial entre outras disciplinas.

Post a Comment

APRENDA TUDO SOBRE ALOGAMENTO DE UNHAS

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA AS OFERTAS