Portugal recebe nesta quarta-feira (3) uma equipe militar de 26 soldados médicos enviada pelo governo da Alemanha para reforçar os cuidados nas terapias intensivas dos hospitais, lotadas pela pandemia do novo coronavírus.
O contingente inclui seis médicos e equipamentos médicos como 50 respiradores, 150 bombas de extração e 150 leitos.
Embora os especialistas estejam apontando que o pico das infecções foi atingido nos últimos dias e que se espera um declínio progressivo na disseminação do vírus, eles também destacam a necessidade de aumentar a capacidade das áreas de terapia intensiva nos hospitais.
Segundo o presidente dos especialistas em terapia intensiva do Colégio dos Médicos, José Artur Paiva, o número de leitos de UTIs deve passar dos atuais 1.320 para 1,5 mil para evitar o colapso.
Hoje também começa a segunda fase da vacinação, que chega aos postos de saúde, onde receberão a dose pessoas com mais de 80 e 50 anos com doenças graves.
Na lista de prioridades dessa fase, as autoridades sanitárias incluíram políticos, prefeitos e altos funcionários, decisão polêmica que mancha um processo que já tem centenas de denúncias por uso indevido de vacinas.
Portugal comunicou 5.540 novas infecções ontem, o número mais baixo em quase um mês, e 260 mortes, o menor dos últimos oito dias.
FONTE: R7
0 Comentários