COM OPERAÇÕES E AÇÕES PERMANENTES DE POLICIAMENTO, 21º BPM REDUZ OCORRÊNCIA DE CRIMES NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS


 Texto: Renato Costa/Ascom-SSP

Com o objetivo de combater a criminalidade e garantir segurança na zona rural de São Luís, o 21º Batalhão de Polícia Militar está implementando, por meio da prevenção e de uma resposta rápida, uma série de ações que resultaram na redução dos principais índices de criminalidade na região.

As ações, realizadas por determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, são realizadas em diferentes frentes, com o enfrentamento de ocorrências a assaltos a ônibus, pedestres, incursões nos bairros que compõem a área de atuação do batalhão, além do policiamento na BR-135, principal porta de entrada e saída de São Luís.

Dentre as medidas que estão sendo adotadas, o batalhão está realizando a Operação Catraca, que consiste na realização de barreiras policiais em pontos estratégicos da BR-135. Além disso, o Terminal de Integração do Distrito Industrial, no Maracanã, conta diariamente com uma guarnição do policiamento ostensivo. O resultado é que a unidade já está a 15 dias sem nenhuma ocorrência de assaltos a ônibus na região.

O batalhão conta ainda com um esquadrão de Moto patrulhamento, que atua diuturnamente em motocicletas nas áreas e nos horários de maior incidência de roubos a pedestres nas paradas de ônibus e nas áreas industriais próximas a BR-135 e um Grupo Tático Móvel (GTM), que também atua diariamente realizando patrulhamento em toda a área do 21º BPM, sendo uma tropa especializada de ponto emprego. Como resultado, o batalhão conseguiu zerar no último mês a ocorrência de crimes nas paradas de transporte público nessas áreas.

Já nos fins de semana, o batalhão deflagra a Operação Ilha Segura, que percorre áreas sensíveis da região e que já resultou na apreensão de armas e drogas

Para manter a segurança na BR-135, o batalhão conta com uma barreira permanente que fiscaliza a rodovia

Comandante do 21º BPM, o Tenente-Coronel Manoel Alves, falou das ações que implantou desde que assumiu o comando da unidade, há quatro meses.

“As ações que realizamos na área são baseadas principalmente nas análises que fazemos das regiões mais sensíveis, para que possamos empregar de forma efetiva o policiamento, e isso resultou nas diversas operações que realizamos diariamente em toda a área do batalhão, que é uma área extensa e muitas vezes de difícil acesso, mas que já conseguimos colher bons resultados”, afirmou.

O comandante destacou ainda o trabalho aproximação que tem realizado com as comunidades da área rural.

“Além desse trabalho de prevenção e combate ao crime, buscamos sempre estreitar os laços com a comunidade, que é responsável também pela redução que estamos obtendo na ocorrência de crimes. Então, já realizamos três reuniões comunitárias, em que ouvimos as demandas da comunidade e, assim, traçamos nossa linha de atuação buscando sempre garantir a segurança de todos”.

Somente este ano o batalhão conseguiu apreender sete armas de fogo, 23kg de entorpecentes, e recuperar 7 veículos que foram roubados ou furtados, além de realizar 55 conduções de pessoas pela prática de crimes.

Postar um comentário

0 Comentários