As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses concorrem nas categorias filme publicitário, reportagem televisiva e videoclipe, além de longa, curta e curtíssima-metragem.
Podem se inscrever no Festival Guarnicê de Cinema realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa. O Festival Guarnicê aceita obras audiovisuais finalizadas a partir de outubro de 2019. A participação no festival é gratuita.
Entre os prêmios ofertados pelo Festival Guarnicê, estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que recebe R$ 20 mil, e o de melhor curta nacional, contemplado com R$ 12 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destina dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses.
Além das mostras competitivas nacionais e locais, o Guarnicê promove ações formativas que incluem oficinas cinematográficas e palestras. Toda a programação do Festival é gratuita.
Considerado o mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Festival Guarnicê de Cinema é também o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, sendo realizado há 44 anos pela UFMA via Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
FONTE: G1 MA
0 Comentários