A informação foi divulgada pelo Secretário de Saúde Carlos Lula.

Em coletiva concedida na manha desta quinta-feira (20) o governo do Maranhão confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia. Ela foi identificada em um paciente indiano que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís no último dia 13 de maio.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou no sábado (15) que foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente, um homem de 54 anos, tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, próximo a capital.

Até o último domingo (16) ainda não havia confirmação a respeito de qual variante o indiano estava infectado. Dá tripulação do navio, 15 pessoas testaram positivo para a Covid-19, a informação foi confirmada pela SES na última segunda-feira (17).

A variante indiana B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global” .

As amostras de cada tripulante foram encaminhadas ao laboratório Centro de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, onde foi realizado o sequenciamento genômico para identificar qual a variante do coronavírus presente em cada um deles.


Fonte: MA98

Post a Comment

APRENDA TUDO SOBRE ALOGAMENTO DE UNHAS

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA AS OFERTAS