Preparador físico dá dicas de como prevenir lesões em jovens atletas

Pedro Henrique, preparador físico
O futebol é um esporte que apresenta diferentes ações (táticas, técnicas e físicas), como acelerações, sprints, saltos, mudança de direção, ao qual demandam diferentes respostas fisiológicas sendo as adaptações funcionais dependentes da intensidade e do volume praticado.

Trazendo para a realidade das escolinhas e clubes maranhenses de base, tivemos um grande aumento de lesões desses jovens jogadores, tanto musculares como articulares. Isso se dá muito pela falta de grandes centros de treinamentos, que possam oferecer a esses atletas, toda estrutura necessária para ter uma musculatura que suporte toda intensidade que o jogo pede.

Foto: João Lucas

O preparador físico Pedro Henrique, com passagens por vários clubes e escolinhas no Maranhão, trouxe algumas dicas básicas, que podem ser utilizadas para prevenir essas lesões.

“Não posso afirmar que o trabalho de prevenção vai impedir que meu atleta tenha uma lesão, mas garanto que vai diminuir o risco. Disse PH” 

Veja alguns trabalhos que podem ser realizados: 

- Trabalho de equilíbrio é fundamental para explorar as articulações do joelho, precisão, ter uma boa estabilidade, ter a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo e também a força exercida pelos músculos. 

Neste exercício é trabalhado o equilíbrio unipodal, ou seja, em uma perna só, através das retiradas de pratinhos e a colação dos mesmos na grama, deixe o olhar em um ponto fixo para facilitar a execução do exercício.

Este exercício é usado uma barra com estáticos e pesos nas extremidades, para aumentar a instabilidade e dificultar a execução do equilíbrio em uma perna só.

Fortalecimento do core, essa região do corpo é muito importante para realizar a transferência de força durante os movimentos específicos do futebol, além disso é um fator essencial na prevenção das maiorias das lesões provenientes do esporte.

Essas foram algumas dicas, que podem ser feitas nas escolinhas e clubes, até mesmo em casa. Fazendo com uma boa execução, o resultado será muito positivo. 


Postar um comentário

0 Comentários