Postagens mais visitadas

Diante de aproximadamente 4 mil torcedores, Cruzador é campeão da 29ª Copa Interbairros


Cruzador de Ribamar, campeão do Interbairros 2022
 POR JONNY FIGUEIREDO

Uma linda festa marcou a final da 29ª Copa Interbairros de Futebol Amador, realizada no último domingo (3), no estádio Emir Ribeiro, no bairro do São Bernardo. Diante de aproximadamente 4 mil torcedores, Cruzador de Ribamar e Figueirense da Vila Embratel decidiram o título. A competição que é promovida pela Associação de Clubes de Futebol Amador do Maranhão – ACFAMA, contou com apoio do Supermercado Mateus e Governo do Estado do Maranhão, através da Sedel, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esta edição, começou em março com 60 times, envolvendo 51 bairros de São Luís e Região Metropolitana. 

Mais de 3 mil torcedores acompanharam a final

O JOGO

A partida no tempo normal terminou sem gols. A decisão foi para as cobranças de pênaltis. Na primeira série de cinco cobranças, ficou 4 a 4. Nas cobranças alternadas, o Cruzador venceu de 2 a 1. Com isso, na soma total, o Cruzador de Ribamar conquistou o título de campeão, ganhando de 6 a 5. Vale destacar, a atuação dos goleiros, Laerte (Figueirense) que defendeu um pênalti e Vanilton (Cruzador) que além de defender uma cobrança, fez o gol do título da sua equipe.

Vanilton defendeu um pênalti e marcou o gol do título do Cruzador

PREMIAÇÃO

Após a partida, a ACFAMA realizou a solenidade de premiação, que teve como artilheiro, Willyan Diogo Silva (Resenha VSJ), Robert Scheidt Ferreira da Silva (Juventus Vinhais); Cleydson Vitor Nascimento Costa (Ajax), todos com 06 gols e Gleyson da Conceição Silva (Figueirense), com 05 gols.  Também foram premiados os goleiros Vanilton Frazão (Cruzador) e Laerte (Figueirense).

HOMENAGENS

A ACFAMA homenageou algumas personalidades que fazem parte da história da Copa Interbairros, como José do Espírito Santo (Zeca Muleta) e Francisco Marques (Seu Chico), fundadores do Interbairros; Raimundo Nonato Mendes França (Tafarel), ex-árbitro profissional; colaboradores da imprensa alternativa como Denzel (Dom da Passada), Léo Sherrin (Futebol Amador) e os árbitros Wildon Lincoln de Freitas Gomes, Claudio Cardoso dos Santos e Marcos Luís Madeira Júnior.

ARBITRAGEM

Com uma atuação perfeita, a arbitragem que conduziu a grande decisão do Interbairros 2022 merece total destaque. Dentro de campo o trio formado com Wildon Lincoln de Freitas Gomes, Claudio Cardoso dos Santos e Marcos Luís Madeira Júnior mostrou preparo físico, tranquilidade e acima de tudo parcialidade, aplicando na hora certa a regra para disciplinar. E fora de campo, ainda esteve atuando como quarto árbitro, o experiente Raimundo Nonato Mendes França (Tafarel).

A arbitragem comandou a decisão de forma tranquila

AUTORIDADES

Marcaram presença na final do Interbairros, representando o Governo do Estado, o secretário da Sedel, Naldir Lopes; Evandro Marques, que já dirigiu vários times profissionais do Maranhão; Itamar Ferreira (Federação Maranhense de Futebol), o proprietário da Escola Raio de Sol, Antônio Macedo, o ex-jogador profissional Raimundinho Lopes e o vereador Oswaldo Miller.

SEGURANÇA 

Mantendo a responsabilidade de sempre, pensando na ordem do evento e segurança - sabendo da quantidade de pessoas que prestigiam os jogos do Interbairros - a diretoria da Acfama montou toda uma estrutura. A Polícia Militar do Maranhão esteve presente com um efetivo de 30 policiais de vários Batalhões, onde ficaram do inicio ao fim da programação. Contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros que realizou o desfile da equipe campeã, após o jogo, pelas ruas de São Luís.

A PMMA garantiu a ordem e segurança no estádio Emir Ribeiro

RENDA EXTRA

A Copa Interbairros não se limita somente dentro dos campos de futebol por meio dos confrontos entre duas equipes. Ela mexe também com a economia de uma comunidade. Durante todo o período de competição, dos 51 bairros representados, todos os domingos famílias conseguem fazer uma renda extra com a venda de água, lanches, refrigerantes, cervejas e outros produtos que são ofertados nos campos em seus respectivos bairros.

Na final do campeonato, esse panorama cria uma dimensão maior, haja vista o número de torcedores que vão assistir ao jogo e também por ser em um campo neutro, ou seja, que não é de nenhum dos times finalistas. Vira uma grande feira de negócio, onde todos de maneira organizada, sem competitividade, escolhem seus lugares, e honestamente, conseguem vender seus produtos. 

SOLIDARIEDADE

A Copa Interbairros também fora de campo abrange a parte social, participando ativamente de várias campanhas solidárias, por meio da Acfama e em parceria com a Igreja Missionária Rocha Eterna - IMRE, do bairro Parque Vitória. Na final de cada competição é feito toda uma estrutura para arrecadar alimentos não perecíveis e que posteriormente são entregues em centro de reabilitação e também para comunidades carentes vinculadas a IMRE. 

IMPRENSA

A diretoria da Acfama agradeceu a todos os órgãos da imprensa que sempre estiveram cobrindo a Copa Interbairros: Jornal Pequeno, site Maranhão Aqui, Canal Arena São Francisco, Radio Alô FM Maranhão, Dom da Passada, Léo Sherrin e outros. No entanto, manifestou total descontentamento por aqueles que fazem o esporte da TV Mirante. Pois segundo a direção da Acfama, todas as vezes que buscou apoio da emissora pra divulgação da competição foi ignorada de forma grosseira e arrogante.


NOTA DA ACFAMA

Vimos por meio desta, prestar os nossos sinceros agradecimentos a todos os dirigentes dos 60 clubes; aos árbitros, mesários; aos nossos diretores e colaboradores, os quais nos ajudaram a realizar mais uma edição da nossa querida Copa Interbairros. Enfatizamos ainda, que a missão é árdua e de grande responsabilidade esportiva e social e, acima de tudo, de mantermos a união e amizade entre todos nós.

Alguns reconhecem e elogiam o nosso trabalho, outros tecem críticas, muitas das vezes injustas e desproporcionais entre os erros e acertos. Mas temos a consciência de que isso nos traz ainda mais responsabilidade, para corrigirmos os lapsos e equívocos e no final de tudo podermos fechar com dignidade essa mega competição, que sempre teve começo, meio e fim. A diretoria.


ESPORTE AMADOR

NOTÍCIAS

Postar um comentário:

0 comments: