O projeto oferece aulas grátis de judô e balé para mais de 50 crianças

Por um ano, dança e esporte foram instrumentos de transformação de aproximadamente 56 alunos da Creche Nossa Senhora das Graças, instituição de ensino que está localizada na Travessa Bela Vista, na Vila Nova, em São Luís. Na quinta-feira (29), houve comemorações de encerramento deste primeiro ciclo de atividades do projeto Criança Feliz, com apresentações de balé e judô.

Além das crianças, familiares acompanharam o evento comemorativo. Houve ainda a presença da sócia-diretora do Grupo Potiguar, Camila Brasil, professores, coordenadores e outros colaboradores da creche. O Projeto Criança Feliz é de autoria da Associação Beneficente de Mães da Vila Nova. Ele contou com o patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, do Grupo Potiguar, e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

“O Criança Feliz é um projeto lindo, do qual me orgulho. Eu vejo o quanto as crianças têm evoluído, dentro do esporte e da dança. Peço para que cada pai aqui presente incentive seus filhos, pois sabemos que no mundo de hoje é muito importante”, declarou Camila Brasil.

“A Potiguar abraçou a nossa causa, isto é muito importante. Estamos na busca pela qualidade e melhoria de vida, e as crianças são o futuro”, frisou Edilson Pinto, um dos dirigentes da Associação Beneficente de Mães da Vila Nova.

“Eu considero a Creche uma escola privilegiada, pois temos o apoio de pessoas que se doam, além de termos o Projeto Criança Feliz, que é maravilhoso e muito contribuiu neste último ano. Temos que incentivar nossos filhos a crescer em sabedoria”, destacou Sônia Coelho, que é uma das coordenadoras da Nossa Senhora das Graças.

De acordo com a diretora da creche e do projeto, a pedagoga Arlete Pereira, o Criança Feliz foi responsável por inúmeros momentos de felicidade, que a instituição de ensino pode usufruir, quando participou de torneios de judô e apresentações do balé. “O financiamento das aulas de arte marcial e da dança clássica foi o maior impulso que já tivemos, nos últimos seis anos, desde que começamos a ofertar gratuitamente aulas de judô e balé. Depois de um ano, é possível que o projeto tenha uma pausa, mas temos expectativas de sua continuidade, ou retomada em breve”, declarou Arlete.

Segundo o professor Ítalo Antony, o projeto melhorou 100% nas condições financeiras, que possibilitaram a compra de quimonos, participações em eventos de judô, estrutura e alimentação das crianças, nos campeonatos. Desde o lançamento do Criança Feliz, em outubro de 2021, as crianças da Creche Nossa Senhora das Graças, matriculadas no judô, já participaram de 12 torneios ou festivais.

“É uma oportunidade de termos dentro da Vila Nova, um projeto incentivado pelo Estado e por uma empresa privada. Antes deste apoio, precisávamos realizar campanhas de arrecadação para pagamento de inscrições em torneios de judô ou para compra de quimonos. Isto mudou no último ano. Investir no esporte é importante na vida das crianças, é importante para as nossas vidas”, fez esta declaração, Ítalo Antony, no evento de hoje.

CRECHE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS -  O local de ensino foi construído em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela. A creche funciona com 14 colaboradores diretos, como professores, cozinheiros e coordenadoras. Os alunos são moradores da Vila Nova e de bairros adjacentes como Anjo da Guarda, Mauro Fecury 1 e 2, e Vila Ariri.

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE - A Associação Beneficente de Mães da Vila Nova é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que direciona suas atividades em prol de pessoas carentes, que vivem em situação de exclusão social. A entidade foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1985, por mulheres sensíveis à comunidade do bairro que, naquela época, era constituída, em sua maioria, por ex-portadores de hanseníase, quase sempre vítimas de preconceitos.

No início, a Associação organizava campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, fraldas e alimentos para a preparação de sopas, para ajudar os ex-portadores de hanseníase e suas famílias.

Post a Comment

APRENDA TUDO SOBRE ALOGAMENTO DE UNHAS

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA AS OFERTAS