Principais nomes do kitesurf estarão no Pan-Americano em São Luís
 

A cidade de São Luís (MA) vai sediar, entre 05 a 13 de novembro, o Circuito Brasileiro de Kitesurf. No período, serão realizados o Campeonato Maranhense de Kitesurf (5 e 6 de novembro) e o Campeonato Pan-Americano de Formula Kite, juntamente o com o Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite.

Os eventos, que reunirão os principais nomes desse esporte no continente, também vão selecionar competidores para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A competição será realizada na praia do Olho D’Água, na sede do Clube Ocean Kite Point. Criado no ano de 1985 pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux, o kitesurf ganhou popularidade a partir do final da década de 1990 e, em 2024, vai figurar pela primeira vez como esporte olímpico, nos jogos de Paris.

O campeonato deverá contar com as presenças dos atuais campeões pan-americanos: o maranhense e pentacampeão brasileiro Bruno Lobo e a piauiense Socorro Reis, tetracampeã brasileira e vice-campeã do Pan-Americano de 202. Para Rogério Luna, da Ocean Kite Point, responsável pela organização do evento no estado, ter São Luís como sede do campeonato consolida a capital maranhense como destino para a prática desse esporte em nível mundial.  “Fazer o Pan-Americano de Formula Kite aqui abre portas para o Maranhão e o Brasil. Além disso, um evento desde porte fomenta toda a cadeia econômica do turismo e abre portas para o intercâmbio de atletas, que geralmente passam um longo período treinando num mesmo local”, enfatiza.

Segundo Luna, os principais diferenciais para a prática do kitesurf em São Luís são, além dos bons ventos e a temperatura da água, a possibilidade de velejo urbano – o que significa que não é preciso se deslocar até uma praia afastada para aproveitar o vento. “É prático, e isso nos permite aproveitar o velejo rápido e treinar várias vezes mesmo em dias de semana”, afirma. A expectativa é que outros eventos do tipo aconteçam em São Luís nos próximos anos.

As inscrições para os campeonatos brasileiro e maranhense estarão abertas até dia 07/10 e podem ser realizadas pelo site: https://okp.com.br/inscricoes-campeonato-brasileiro-de-formula-kite/

SAIBA MAIS

O Campeonato Pan-Americano de Kitesurf é uma realização da International KiteSurf Association (IKA) e Ocean Kite Point, com apoio da Confederação Brasileira de Vela e da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK). O evento tem como patrocinadores o governo do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte; e a empresa Audiolar.


Post a Comment

APRENDA TUDO SOBRE ALOGAMENTO DE UNHAS

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA AS OFERTAS