Os impactos causados pela falta de treinamentos atingem, principalmente, o desempenho em sprints, mudanças de direção e a potência muscular. Além disso, a resistência é outro fator impactado após um longo período sem o devido treinamento.
O preparador físico Pedro Henrique comenta um pouco sobre os benefícios que a pré-temporada trás
"O ano dentro do futebol se divide em pré-temporada, temporada e final de temporada. A pré-temporada se consiste em construção de força, potência, velocidade, agilidade e resistência. Existe também outras avaliações a serem feitas com fisiologistas, fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas e médicos do esporte diversos."
"Um dos principais objetivos em que consiste uma boa pré-temporada, é diminuir ao máximo o número de lesões, e que o atleta alcance sua mais alta performance durante toda o ano." Disse o preparador físico do Amafut.
A pré-temporada se aplica para atletas amadores?
Mesmo aqueles que não fazem parte do alto escalão do esporte, também podem realizar uma preparação na pré-temporada, justamente pelo fato de que o atleta amador não tem o acompanhamento próximo, de uma equipe multidisciplinar que está a todo o momento auxiliando na prevenção.
Por isso, realizar avalição de risco cardiológico e exames periódicos, assim como os treinamentos que preparem o corpo do indivíduo de acordo com seus objetivos ao longo do ano, se fazem necessários, para prevenir e tratar desbalanços musculares ou até mesmo, predisposições para doenças cardiovasculares.
0 Comentários